Primeiro, vale destacar que há uma justificativa para este enorme hiato sem qualquer review: a justificativa chegou em 25 de janeiro, às 0:55 da manhã, pesando 2,7 quilos e seu nome é Manuela.
Agradeço a todas as mensagens de boas-vindas à minha filha que a comunidade do Instagram me enviou. É isso que faz a caminhada valer a pena. Qualquer dia eu conto um pouco mais acerca dessa nova jornada, pois este não é o objetivo hoje!
Pois bem…
Que charuto que melhor sintetiza o que um bom cubano pode lhe fornecer do que o Partagas D4? O formato, os aromas, a construção e o fluxo são um resumo do que um bom charuto cubano deve ser: versátil.
Acredito que o Partagas D4 é um dos charutos que eu tenha mais familiaridade, foi um dos primeiros cubanos que eu tive contato e, desde então, sempre tenho alguns em meu umidor.
Segundo a classificação da Habanos para a fortaleza dos charutos, a Partagas possui escala de fortaleza forte, a mais alta dentre as cinco (suave, suave a média, média, média a forte e forte), o que pode levar o desavisado a pensar que se trata, realmente, de um charuto de corpo pesado. O que não é.
Mas o fato de o D4 não respeitar – no meu ver – a escala de fortaleza proposta pelo próprio fabricante não faz dele um charuto ruim: ele é ótimo, dentro do seu universo e não naquele proposto pela Habanos.
O formato robusto (50 X 124mm) proporciona uma fumada de até 1 hora e meia dependendo do ânimo de quem fuma, o que o torna uma boa companhia para aquele pós almoço de domingo.
Os D4 foram introduzidos nos anos de 1930 e eram exportados primordialmente para o mercado Britânico, sendo que, à época de seu lançamento, o charuto possuía a medida de 50 X 123mm. Sua produção foi interrompida em 1960 e foi reintroduzido em 1975, época em que o formato robusto começou a ganhar força no mercado. Com o seu relançamento, ganhou um milímetro em seu comprimento e passou a contar com os atuais 50 X 124mm.
Como falávamos, o D4 não se encontra na escala de fortaleza forte esses dias, me parecendo mais adequado enquadrá-lo na escala de fortaleza média ou, no máximo, média a forte.
Acredito que houve uma “suavização” deste charuto ao longo dos anos para que fosse mais aceito pelo mercado. Essa “suavização” já havia sido notada por Min Ron Nee desde 1995, quando pode ter se iniciado essa mudança na fortaleza dos charutos da Partagas.
Não tive a felicidade de provar os charutos da Partagás dessa época para poder julgar, mas o que consigo dizer é que até hoje podemos sentir certa “suavização” no D4.
Exemplo disso são as caixas datadas de 2018. Essas caixas possuem claramente uma fortaleza mais forte do que as caixas de 2019, por exemplo.
Podemos ver também que, ao longo dos anos, as avaliações específicas acerca da fortaleza deste charuto pela revista Cigar Aficionado seguem o padrão de “suavização”, vejamos:
Talvez seja este o motivo do Partagas D4 ser o charuto cubano mais vendido no mundo nos dias de hoje: sua constante adaptação ao mercado.
Muito embora podemos noticiar essa mudança na fortaleza, o mesmo não se pode dizer com relação aos aromas. Esses continuam marcantes: café, cedro, couro e nozes.
Seu perfil aromático já foi comparado a outro charuto muito famoso da marca por Gérard Père et Fils e Min Ron Nee: o Lusitânias. Min Ron Nee chega até mesmo a considerá-lo como um “Lusitânia corto”. Bom, os livros consultados datam de 1992 e 2003 respectivamente, então pode ser que, à época, fizesse sentido. Hoje eu entendo que não, pois o Lusitânias se distancia em muito do perfil aromático do D4.
Agora o motivo de sua versatilidade noticiada ao início: sua fortaleza – muito embora longe da proposta –, somada ao perfil aromático, entrega ao fumador uma enorme possibilidade de combinar destilados (rum, cognac, whisky), drinks (mojito, negroni), vinhos (porto, sauternes), café e, até mesmo, uma água com gás. Tudo vai bem com o Partagas D4.
Acredito que este charuto deve ser envelhecido por, no mínimo, 5 anos para que comesse a entregar o seu melhor, sendo que um período de 8-10 anos seria o ideal.
Ficha técnica:
Charuto: Partagas D4
Medidas: 50 de ring por 124mm de comprimento
Formato: Parejo
Idade dos charutos: 3 e 4 anos
Valor atual caixa com 25 (março/2022): R$ 2.500,00
Notas: 94 (caixa de 2019) e 93 (caixa de 2018). Por ter uma fortaleza mais forte, acredito que a caixa de 2018 tenha um poder maior de envelhecimento, que irá se destacar em alguns anos, possivelmente superando a caixa de 2019, charuto este que se encontra mais “pronto” para fumar.
Respostas de 3
The offer is still valid. Details https://zetds.seychellesyoga.com/jml
Content for your website https://zetds.seychellesyoga.com/info
Loving the info on this web site, you have done outstanding job on the blog posts.